Entra em Operação o Projeto-piloto do Novo Processo de Importação

  • TaxUpdate

Em 01/10/2018, entrou em operação no âmbito do Portal Único de Comércio Exterior (Portal Siscomex) o projeto-piloto do Novo Processo de Importação.

Os benefícios esperados são a simplificação e a desburocratização dos procedimentos aduaneiros, com a decorrente redução de tempo e custo para os operadores privados e órgãos de controle, num esforço conjunto entre Administração Pública e Sociedade em busca do aperfeiçoamento do ambiente de negócios, o qual proporciona maior competitividade às empresas brasileiras no cenário internacional.

Durante o piloto, as operações serão acompanhadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e poderão participar empresas certificadas pela RFB como Operador Econômico Autorizado (OEA) – nas categorias Pleno e Conformidade Nível 2 – ou importadores que operem por conta e ordem dessas empresas. As operações serão limitadas ao modal aquaviário, com recolhimento integral dos tributos federais incidentes e com controle exclusivamente aduaneiro, ou seja, sem anuências de outros órgãos.

Além disso, foi criada a Declaração Única de Importação (Duimp) – novo documento eletrônico do processo de importação, que possui informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística que caracterizam a operação de importação.

 

Fonte: http://bit.ly/comex_projeto_piloto